indicadores técnicos

INDICADORES TÉCNICOS

Os indicadores técnicos são cálculos baseados em preço e volume que tentam medir fluxo de dinheiro, tendências, volatilidade e momentum. Além disso, eles são utilizados como uma segunda medida dos movimentos dos preços atuais e adicionam informação à análise de ativos.

Existem basicamente dois tipos de indicadores técnicos:

• Primeiramente, indicadores que funcionam melhor em mercados com tendências definidas, cujo objetivo é identificar o começo de novas tendências e a sua continuação. Seus exemplos mais conhecidos são as médias móveis e o Parabolic SAR.

• Por outro lado, existem indicadores cujos melhores resultados são obtidos em mercados que se encontram em uma fase sem tendência definida ou com tendência neutra, onde os preços “andam de lado”. Esses indicadores são chamados de osciladores.

A maioria dos indicadores são plotados abaixo do gráfico de barras e geralmente constituem uma faixa horizontal. Além disso, alguns deles possuem uma linha de referência que os divide em dois campos, o positivo e o negativo.

Os indicadores e osciladores fornecem sinais de movimento de duas maneiras principais:

  1. Primeiramente, por meio dos cruzamentos das linhas.
  2. Em segundo lugar, por meio da divergência (quando o indicador vai para uma direção e os preços para outra), o que indica que a direção da tendência dos preços está se enfraquecendo.

Principais indicadores técnicos

Aqui estão alguns dos principais indicadores técnicos, de acordo com as fontes:

Médias Móveis: A média móvel tem como principal característica a eliminação de flutuações nas cotações e nos volumes das ações, reduzindo esse “ruído” para facilitar a interpretação dos dados diários feita pelos analistas. O principal objetivo da média móvel é informar quando iniciou e terminou uma tendência. Consequentemente, é possível gerar sinais de compra e venda apenas com uma média móvel, plotando-a sobre o gráfico de preços. Quando o preço de fechamento cruzar a média móvel de baixo para cima, é gerado um sinal de compra; enquanto, quando o preço de fechamento cruzar a média móvel de cima para baixo, é gerado um sinal de venda.

Moving Average Convergence/Divergence (MACD): Significa a convergência/divergência de médias móveis. Esse indicador utiliza algumas técnicas envolvendo cruzamento de duas médias móveis. O comportamento esperado do indicador é ele estar em fase com os preços, ou seja, quando o preço estiver subindo, assim também estará a linha do indicador.

Bandas de Bollinger: Quando as bandas se abrem para cima e para baixo ao mesmo tempo, é sinal de que irá entrar um movimento (oscilação) grande.

Commodity Channel Index (CCI): Serve para detectar o início e o fim de uma tendência de mercado. O CCI representa a posição do preço em relação à média móvel do período. O sinal de compra é dado quando o indicador corta o +100 para cima e o sinal de venda quando a linha do indicador corta o -100 para baixo.

Parabolic SAR: É um indicador de tendência que utiliza o tempo e o preço na sua fórmula de cálculo. SAR significa stop and reverse (feche a operação e reverta a posição) e busca projetar a trajetória do desenvolvimento do preço, uma vez que a tendência esteja estabelecida. A sinalização de compra ocorre quando o preço de fechamento estiver acima da linha do parabólico SAR e a sinalização de venda ocorre quando o preço de fechamento estiver abaixo da linha do parabólico SAR.

Movimento Direcional – ADX: O indicador é composto por três linhas, a saber: DI+, D- e ADX, esta última representando o índice das médias do movimento direcional.

Aroon: Pode ser usado para determinar se o ativo está em tendência ou não e qual a intensidade em que ele se encontra.

Momentum: O momentum de um mercado ou a força de uma tendência é medida pela diferença entre os preços em um determinado intervalo de tempo.

Índice de Força Relativa (IFR ou RSI): O índice de força relativa é utilizado para assinalar, quando analisado da forma complementar ao gráfico de barras, formações gráficas, níveis e linhas de suporte e resistência, assim como linhas de tendência.

Estocástico: As análises dos níveis de suporte e de resistência nos extremos de oscilação e de convergência/divergência são também válidas para este indicador.

Índice de Demanda: Combina em sua fórmula dados de volume e preços de tal forma que ele se constitui em um indicador antecipado ou, no pior dos casos, coincidente, mas nunca defasado, na determinação das tendências do mercado e suas reversões.

On Balance Volume (OBV): É um indicador simples que adiciona ao volume do período quando o ativo fecha para cima e subtrai quando o ativo fecha para baixo. Quando houver divergência dos preços, sua mensagem deve ser levada em consideração.

Indicador de Volume de Confirmação de Preço (IVCP): O indicador confirma ou contradiz a tendência dos preços, revelando a relação entre preço intrínseco e volume.

É importante lembrar que não há nenhum indicador ou sistema operacional que dê sinais consistentemente lucrativos em todos os mercados. A análise técnica só tem sentido se o ativo tiver liquidez.

Para compreender como fatores psicológicos também podem influenciar em suas operações, leia este nosso artigo: https://mentemetododinheiro.com.br/influencia-da-psicologia-no-mercado-financeiro/

Fontes:
  • Acoes_manual_de_analise_tecnica.pdf: Manual de Análise Técnica.
  • Analise Tecnica.pdf: Análise Técnica: Operando através de gráficos. Clear Corretora / XP Investimentos CCTVM S/A. (eBook Gratuito disponível em http://www.clear.com.br).
  • Analise_Tecnica_Flavio_Lemos.pdf: Lemos, Flávio; Cardoso, Celso. Análise técnica clássica: com as mais recentes estratégias da Expo Trader Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010. ISBN: 9788502105799.
  • O que são ondas de Elliott e como utilizá-las?: Toro Investimentos. (Artigo online, disponível em https://conteudos.toroinvestimentos.com.br/analise-tecnica/ondas-de-elliott/
  • Ondas de Elliott: de forma fácil e prática – Nelogica Análise Técnica – Nelogica %: Nelogica, 2024. ( disponível em https://www.nelogica.com.br/artigos/analise-tecnica/ondas-de-elliott-de-forma-facil-e-pratica
  • Teoria das Ondas de Elliott: O que é? e Como funciona? – ElliottBrasil: ElliottBrasil. (Artigo online, disponível em https://elliottbrasil.com/teoria-das-ondas-de-elliott-o-que-e-e-como-funciona/
  • manual de analise tecnica.pdf: Manual de Análise Técnica. Apresentado por: Cripto Rápido / Parceiro Monnos, Abril 2020.
  • o poder de previsão da análise técnica.pdf: Santana, Genilson Fernandes. O poder de previsão da análise técnica: uma aplicação para o mercado futuro de IBOVESPA. São Paulo: EAESP/FGV, 1997. (Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação da EAESP/FGV
Rolar para cima